terça-feira, 4 de abril de 2017

RUTA 40 - de La Quiaca a Bariloche - Quinto dia:

Dia 07/09/2016 – quarta-feira - San Antônio de Los Cobres/AR x Belen/AR – 551 km – Total 3.272 km.

O dia anterior foi muito cansativo, a altitude e os 450kms de rípio foram muito desgastantes.
Acordei no meio da madrugada, era muito frio e minha respiração era ofegante, tentei dormir mais algumas horas, e as horas não passavam. Quando faltava pouco para as 6:00hs da manhã levantei e logo fui seguido pelo Rodrigo. Arrumamos as tralhas e fomos esperar o café.

As 8hs. saímos do hotel e a cidade ainda dormia, e o sol aparecia ainda timidamente, o termômetro marcava -8º, e por mais roupa que se colocasse ainda assim não era suficiente, fomos lentamente em direção a saída da cidade, tiramos algumas fotos e saímos da cidade sem saber exatamente qual o caminho que pegaríamos. Andamos uns 10 km pela ruta 51 que estava em obras e achamos a ruta 40 quase na sorte, pois não havia nenhuma placa indicando.
San Antônio de Los Cobres ficava para trás e os primeiros quilômetros da ruta 40 estavam bons, conseguíamos andar a uma velocidade de 70/80 km p/h.
O corpo doía e o frio ainda era forte, andamos por uns 30 km e chegamos na Abra del Acay, lugar muito bonito em que a ruta 40 passa acima de 5.000 msnm, a subida foi lenta e com muito cuidado, a estrada estava com muitas pedras soltas e muito perigosa. Paramos no ponto mais alto e tiramos algumas fotos, o silencio era soberano e ficamos admirando a vista por alguns minutos, aos poucos o frio diminuía e seguimos lentamente com a estrada pior do que antes, muitas pedras soltas e terreno escorregadio, algumas poças de água congeladas, e a descida em alguns lugares se torna complicada, mas vamos lentamente e com todo cuidado.

Passamos alguns riachos com agua alta, e comentamos que se em setembro já tem riachos com agua forte imaginem no verão...
Seguimos firmes, já em uma parte plana e seca, pequenas propriedades a beira da estrada, alguns oásis verdes e muita poeira na estrada. Aos poucos o movimento de carros aparece, são poucos, mas não respeitam as motos, passamos trabalho com uma camionete que insistia em não permitir a ultrapassagem, mas são percalços da estrada.
Chegamos em Cachi perto do meio dia e tivemos uma excelente impressão da cidade.
Entre San Antônio de Los Cobres e Cachi tem aproximadamente 150km, que demoramos quase 4:00hs para vencer.
Cachi fica em um vale cercada de montanhas nevadas e a beira de um rio com pouca água, é um local com muitos comércios movimentados e com muitos turistas.
Cachi fica próximo fica o Parque Nacional de Los Cordones, e talvez por isso o movimento de turistas.
Paramos em uma sombra na frente da praça principal e acabei pedindo informações em um bar que é de um motociclista, Oliver, que nos deu dicas sobre o caminho que seguiríamos, conversamos por alguns minutos e nos despedimos.
A temperatura já era de agradáveis 20 graus, e tiramos parte das roupas de frio.
Isso seria uma constante nos dias seguintes, frio pela manhã e calor do meio dia para a tarde.
Fomos procurar o posto de gasolina da cidade e estavam descarregando a gasolina, esperamos um pouco e desistimos.
Seguimos pela ruta 40 com muita areia solta, e serpenteando de um lado as montanhas e de outro o vale com um rio com um pequeno filete de agua.
Nessa região existem vários pequenos povoados, e o movimento de carros é bem maior, passamos por várias vinícolas e propriedades muito bem cuidadas.
Passamos pela Quebrada de Las Flechas, lugar único com formações rochosas e com a ruta 40 seguindo por entre estas esculturas da natureza.
Pegamos alguns trechos de asfalto, não mais de 20km, e depois de 150km chegamos em Cafayate. Era por volta de 15:00hs e a cidade nos pareceu muito bonita e organizada.
Cafayate fica a aproximadamente 1.800 msnm, é um local de turismo de inverno, e com excelente estrutura hoteleira.
Paramos no baco resto bar, de propriedade do Enrique, motociclista conhecido da cidade, fomos atendidos por ele, e conversamos bastante e comemos um sanduiche de almoço as 16:00hs. Ganhamos um vinho do Enrique de presente, gente finíssima um obrigado a ele.
 Saímos de Cafayate com intenção de passarmos na cidade de Quilmes, mas ficamos sabendo que as 17:00hs o parque é fechado, então acabamos desistindo deste passeio, andamos uns 30km no asfalto e pegamos rípio novamente. Chegando em Santa Maria voltou o asfalto, e acabamos nos perdendo, andamos alguns quilômetros por uma uta paralela a ruta 40 e no final voltamos ao percurso original.
Seguimos firme e nosso destino era Belén, já na província de Catamarca, foram 250 quilômetros entre Cafayate e Belén, por muito tempo rodamos bem próximos a cordilheira com ventos contra e laterais, o asfalto após Santa Maria estava perfeito, chegamos a Belén já escuro e os últimos quilômetros são de descida serpenteando as montanhas.
Belén nos pareceu uma cidadezinha pacata de interior, paramos em um posto de combustível e limpamos as correias das motos, passamos trabalho em encontrar um hotel com preço justo e acabamos ficando em uma espelunca terrível com muito mofo no dormitório, e um banheiro imundo.
Pagamos 400 pesos com café da manhã e estacionamento, não havia sinal de internet, e acabei ligando para minha família para dar notícias.
Saímos para jantar, pagamos caro e comemos mal.
Fomos dormir perto da meia noite muito cansados.