quarta-feira, 12 de novembro de 2008

MOTOVIAGEM MONTEVIDÉU - RELATO

Buenas foram 1.956 km no total, sendo 943 km na ida e 1.013 km na volta, entrada por Jaguarão e retorno pelo Chui, 101,99 litro de gasolina, com gasto total de R$ 274,93 em combustivel, média de 19,17 km por litro.

Sai de Casa as 2:00 hs. da manha do dia 07 de Novembro, não havia dormido, pois como fiquei assistindo o jogo de futebol do Inter x Boca, e com uma vitória a hemoglobina subiu e mesmo tentando não consegui dormir, ai levantei tomei um banho, botei a roupa para viagem, revisei rapidamente as bagagens e os documentos, me despedi da minha esposa e fui pra estrada, sai de Xangri-Lá e fui pela RS 407 até a BR 101 e na continuação a Free-Way, eram 3:35 hs. da madrugada e estava chegando no posto de combustivel ali na Farapos em Porto Alegre onde combinamos de se encontrar para sairmos juntos rumo ao Uruguai...

Ao chegar já encontrei o Jean de Novo Hamburgo, aos poucos foram chegando os outros companheiros e após abastecer a minha moto, partimos rumo a viagem, eram 4:00 hs. da matina.

Saimos em comboio, alternando-se na puchada, seguimos com a noite escura ainda e fizemos a primeira parada em Cristal, onde abastecemos e descançamos um pouco e seguimos viagem, aos poucos o sol começou a surgir e as primeiras luzes da manhã surgiram, finalmente amanheceu por completo e quando passamos pela entrada de Pelotas era dia claro, seguimos e no pedagio logo após Pelotas paramos para descançar um pouco, logo fomos em direção a Jaguarão, onde paramos no primeiro posto de combustivel, ali abastecemos, tomamos um café rapidamente e seguimos para a fronteira, passamos pela ponte Internacional que liga Jaguarão/BR à Rio Branco/UY, já em Rio Branco uma passada em uma casa de cámbio e uma rapida espiada em um free shop, e fomos para a aduana, a burocrácia na aduana foi rápida e tranquila, todos com os documentos OK, e logo seguimos, a euforia de andar em estradas estrangeiras era notada no grupo, pouco movimento, tempo bom e estrada livre, seguimos logo que saimos da aduana a alguns quilometros tomamos o caminho para Vergara, ali logo a alguns quilometros a estrada esta em construção andamos uns 20 km por uma estrada de chão batido e muito poeira, logo o asfalto era um tapete e seguimos passando por Vergara e chegamos em Trienta e Três, ali abastecemos, e fomos procurar algo para almoçar, no cetro da cidade comemos um lanche tradicional, um chivito ou algo assim, alimentados, e bem alimentados, seguimos rumo a nosso destino, passamos por Minas e logo entramos em Montevidéu, que no final da tarde de sexta feira tinha muito movimento no transito e de pessoas caminhando pelas ruas e calçadas, eram 19:00 hs. e estavamos instalados no hotel já reservado anteriormente, estavamos todos cansados, depois de uma descançada saimos para jantar e sentir o movimento da cidade do final de tarde/noite... Uma caminhada rapida pelo centro e voltamos para o hotel, já que todos estavam cansados...

Na chegada ao hotel, eu, o Jean e o Lebai, perguntamos sobre algum tur pela cidade, nos ofereceram um para o outro dia, reservamos para a manhã seguinte e fomos dormir já pensando no dia seguinte...

Acordei varias vezes na madrugada, e o dia demorou bastante a clarear (mesmo tendo passado a noite anterior sem dormir, acabei dormindo mal), quando amanheceu, logo levantei tomei um banho e desci para tomar café, logo meus companheiros de tur apareceram para o café da manhã e as 9 hs. estavamos saindo para conhecer a parte histórica e cultural da cidade, muito legal, passeio 100%, realmente vale a pena pagar U$ 20,00 pra conhecer Montevideu, as 12:40 hs. estavamos de volta ao hotel, aguardamos alguns minutos e logo surgiram nossos outros companheiros, ai fomos almoçar no Mercado del Puerto, local que antigamente era um mercado de frutas e foi aos poucos transformando-se em um centro de gastronomia, e passou a ser uma referencia da parte antiga, muito legal, alias a cidade de Montevideu em um geral é muito bonita e muito tranquila. Almoçamos e saimos caminhando pela beira do rio, entramos no local em parte o Buquebús para Buenos Aires, e logo voltamos ao hotel, banho tomado e fomos conhecer o Shopping Punta Carretas (http://www.puntacarretasshopping.com.uy/), local que antigamente no tempo da ditadura no Uruguay era um presidio, e reformado tranformou-se em um lindo Shopping, algo a ser comparado com o Shopping Iguatemi de POA, com uma decoração natalina muito bonita, muito legal. Ficamos não mais que 1,5 hs. e retornamos ao hotel para descansarmos...

Eram 5 hs. da manhã e acordei, banho tomado e logo eu, Vitor e Paulo estavamos descendo para o hall do hotel para seguirmos viagem, os outro companheiros fariam uma viagem mais lente, saindo as 9 hs. da manhã para dormir no Chui e no outro dia seguir para POA, nós não saimos cedo para ir direto para casa. Saimos de Montevideu pela Rambla, muito linda e iluminada, o tempo estava aberto e o clima ideal para viajar de motocicleta, fazia 15º as 5:30 hs., pegamos o caminho para Piriapolis, logo passamos pelo Aeroporto de Montevideu e o dia começou a clarear, Piriapolis se apresentou linda e brilhante para nós, logo fomos a Punta onde rapidamente circulamos pela cidade, e paramos para abastecer e tomar café era pouco antes das 8:00 hs. da manhã e saimos em direção ao Chui, andamos em velocidade de cruzeiro e as lindas estrada Uruguaias em um domingo pela manhã deixam a viagem ainda mais interessante... Nas próximidades do chui existe o Forte Santa Tereza, ali meus companheiros entraram para conhecer, como já conheço e minha intenção era comprar alguns presentinhos para meus familiares segui e esperei por eles no Chui, logo fiz as compras e meus companheiros logo chegaram, descidimos não almoçar e seguimos viagem, alguns km. na frente a moto do Vitor ficou sem combustivel, aguardamos enquanto o Paulo retornava ao Chui para buscar gasolina e perdemos quase uma hora nesse transtorno, más viagem é assim isso pode acontecer, quando todos estavam com as motos abastecidas seguimos com destino a POA, viajamos com tranquilidade na tranquila estrada que liga o Chui a Rio Grande, depois a que liga Rio Grande a Pelotas e pegamos a BR 116 movimentada na tarde de domingo, próximo a POA o tempo começou a fechar e pegamos alguma chuva, más nada de demais, as 19:45 hs. nos despedimos nas próximidades da ponte do Rio Guaiba, ali segui com destino de minha cidade e meus companheiros que residem em POA já estavam em casa... Segui pela BR 290 (FreeWay) que liga POA a Osório com tranquilidade, algumas chuvas próximo a Osório mas tranquilo, na Estrada do mar já me sentia em casa, e pouco depois das 21 hs. estava em casa com minha familia, esse dia foi puchado foram exatamente 1.017 km rodados das 5:15 hs. as 21 hs.

Na foto: o contraste entre o moderno e o antigo.

Piréx disse...

Rogério:

Estou me programando para dar uma volta até Montevidéu no final de janeiro. Há alguma região por onde andaste que não há postos de gasolina próximos?

Parabéns pelo blog. Quando tiveres um tempo, dê uma olhada no meu: http://www.pirex.blog.br/