sábado, 4 de abril de 2009

PASSEIO A MELO - URUGUAY

No dia 14 de Março de 2009, um sabado, sai de casa as 05:00 hs. da manha, o dia ainda não tinha começado a clarear, era noite alta ainda, os primeiros quilómetros pela RS 407 e depois pela BR 101 foram vencidos com tranquilidade (costumo quando saio ainda noite de casa com minha motocicleta evitar a Estrada do Mar e seu histórico de acidentes envolvendo cavalos e vacas que muitas noites perambulam soltas por suas proximidades), em pouco tempo estava em Osório e logo na freeway (que liga Osório a Porto Alegre), ao amanhecer estava em Gravatai onde parei por uns 5 minutos para esticar as pernas, segui viagem e atravessei a bela ponte sobre o Rio Guaiba e me dirigi a região sul do estado, uma breve parada em Guaiba para abastecer e o sol já era alto, rapidamente sai em direção a Pelotas onde cheguei as 09:30 hs. e fui recebido pelo Rodrigo Nunes e sua namorada (e eterna noiva) Bianca com um belo café da manhã, conversas pra cá e pra lá, e as 10:40 hs. saímos eu e o Rodrigo em direção a Arroio Grande (antes tiramos uma fotos com o Henrique Clausen, que é sogro do Rodrigo e presidente da Amopel - Assoc. dos Motociclistas de Pelotas), andamos uns 100 quilómetros e entramos em uma estrada de chão para chegar onde encontramos o pai do Rodrigo (é a cara dele) e depois de um bate papo rapido seguimos para Jaguarão e depois para Rio Branco já no Uruguay, fizemos a alfandega sem problemas, e seguimos a Melo, entre Rio Branco e Melo a ruta (estrada) esta em reforma, e que reforma, e logo chegamos a Melo, em pouco tempo estávamos na frente da casa do Fabian, amigão do Rodrigo e meu também, eram pouco mais de 15 hs. e no hodometro marcava 650 km. rodados nesse dia.

Melo é uma cidade tradicional Uruguaia, com ruas paralelas e arborizadas, casas com estilo estranho para nós Brasileiros e pintadas em cinza e o branco...

Nosso amigo Fabian nos recebeu com um amplo sorriso, muitos cumprimento e depois de estacionarmos as nossas Falcons (a minha 2006 e a do Rodrigo 2005) fomos para dentro de sua casa, como o dia era muito quente, depois de um bate papo rápido, tomamos um banho rápido para espantar o calor e após sentamos em baixo de uma sombra nos fundos da casa onde conversamos muito sobre o Brasil e sobre o Uruguay, sobre politica, educação, leis, ... e tudo mais possível, nesse tempo circulava entre nós os filhos do Fabian, uma menina e um menino, crianças muito educadas, e que ficaram muito felizes com os presentes que eu e o Rodrigo compramos para elas. Logo anoiteceu e o Fabian iniciou o preparo de um "assado" e tivemos a chegada da esposa do Fabian que trabalha até as 20 hs., cumprimentos e conversas, e logo foi servida a janta, um espetacular assado em tira tradicional no Uruguay, excelente, muita conversa e lá pelas 00:30 hs. já na madrugada fomos todos dormir.

Acordei as 7:30 hs. com barulho na cozinha, levantei e "buenos dias" era o Fabian que já havia comprado pão e feito o café, logo o Rodrigo também levantou e com nosso barulho a esposa do Fabian também levantou, conversamos mais um pouco e as 10 hs. nos despedimos de nosso amigo e sua família, antes confirmei o convite para que venha conhecer minha cidade e minha família, e saímos eu e Rodrigo para voltar ao Brasil.

Os campos que margeiam a estrada que liga Melo a Rio Branco são muito bonitos, mas nesse dia estavam mais lindos ainda, muito sol e temperatura agradável para viajar e mais um ventinho a favor, logo estávamos em Rio Branco, freeshop, compras, freeshop, compras, regalos para a família, como sempre compro mais que posso carregar... Almoçamos um chivito muito bom e umas 14 hs. saímos em direção a Pelotas, viagem tranquila, são 150 km. entre Jaguarão e Pelotas, e as 15:30 hs. estávamos em Pelotas, conversamos, abasteci a moto e me despedi do Rodrigo, sai pouco antes das 16 hs. e o vento favorável e o pouco movimento foi providencial para antes das 20 hs. estar de volta a minha casa e do calor de minha família.

É muito legal viajar, sem dúvida, mas retornar e beijar a minha Cris e a minha Nay é melhor ainda.

Foram 1290 km. percorridos em dois dias.