quarta-feira, 15 de março de 2017

RUTA 40 - De La Quiaca a Bariloche - Terceiro dia:

Dia 05/09/2016 – segunda-feira - Joaquin Victor Gonzales/AR x La Quiaca/AR – 536 km – Total 2.269 km.

Acordamos antes do dia clarear, arrumamos a bagagem e fomos tomar café com calma, como tínhamos poucos quilômetros neste dia fizemos tudo com calma.
Saímos do hotel e encontramos o movimento de pessoas indo trabalhar, logo pegamos a estrada, a paisagem alternava entre o verde em alguns lugares e arvores mortas em outros lugares, isso me deixava intrigado do porquê disso.
Seguimos em uma tocada firme pela ruta 16 e o frio que era no início ameno começou aos poucos a mostrar sua cara.
Logo estávamos pegando a ruta 9, e no trevo da entrada para Salta, próximo a General Guemes paramos para abastecer e colocar mais roupa de frio, estávamos encarangados e o vento frio cortava.
  
Ficamos um tempo conversando, e era como 10 hs. saímos com cuidado, havia sol e um grande movimento na ruta 9.
Conforme avançávamos o movimento aumentava, próximo a Jujuy o frio era monstruoso e nuvens no horizonte anunciavam chuva e mais frio.
Fomos seguindo com cuidado, pois a ruta estava com desvios para concertos.
Paramos em um local para aquecer as mãos, pouco mais de 50 kms após Jujuy, ao descer da moto notamos que estava nevando, era frio e as nuvens estavam baixas.

Descansamos um pouco e seguimos, poucos kms a frente, depois de uma subida, numa planície a vegetação estava coberta de gelo, muitos carros parados para fotos e o frio era absurdo. Seguimos lentamente e logo o sol apareceu e rapidamente esquentou, passamos de temperatura abaixo de zero para algo como 15 graus em menos de 5 kms.
Logo estávamos no trevo da ruta 9 com a ruta 52, onde dobramos a esquerda e fomos até Purmamarca.
Purmamarca é uma cidade antiga e turística, onde temos o cerro das siete colores, lugar pitoresco com muito artesanato e muito caro para os nossos padrões.

O calor já era de 20 graus, tiramos algumas fotos e logo seguimos, era como meio dia e pegamos a estrada. Andamos alguns quilômetros e logo estávamos em Tilcara, ali abastecemos e decidimos entrar na pequena cidade turística, ruas estreitas e um calor de aumentava a cada minuto com o sol forte. Encontramos um local para almoçar, comida local, tipo um cozido de lhama, algo assim, muito estranho o gosto, mas valeu.



Ficamos lagarteando um pouco depois do almoço, os rostos queimados do frio e as mãos doendo ainda eram lembranças de pouco de duas horas atrás.
Saímos pela ruta 9 em direção a La Quiaca, conforme os quilômetros eram vencidos a altitude aumentava, passamos pela Quebrada de Humauaca rapidamente.
Logo um vento frio começou de lado leste, com o passar dos quilômetros foi ficando de frente, e junto com a altitude, começou a dificultar as ultrapassagens e o controle da motocicleta.
Na chegada a La Quiaca encontramos algumas motos, nenhum brasileiro, apenas argentinos, todos vindo da Bolívia, paramos na placa na entrada da cidade, tiramos fotos e já me senti vitorioso de estar ali. Abastecemos e enchi o “bidon” de 10 litros, para o dia seguinte, e fomos procurar um hotel, e as opções não eram das melhores, acabamos ficando no hotel fronteira, que nos pareceu o melhor, pagamos 750 pesos para os dois com o café da manhã, e realmente foi uma boa escolha, colocamos as motos dentro do restaurante já que não tinha garagem. Quando fui descarregar a bagagem e subir um vão de escada senti a altitude pegando, fiquei ofegante e a cabeça começou a doer.




Descansamos um pouco e como era pouco mais de 15hs resolvemos dar uma girada pelo centro da cidade.
La Quiaca não é uma cidade bonita, está bem longe disso, mas tem seu charme, tem ruas estreitas com muitos comércios dos mais variados, uma praça bonita e com um escritório de turismo.
Caminhamos tranquilamente tomando chimarrão, e fomos pegar informações sobre o trajeto de amanhã, e foi a maior dentro, até mapa conseguimos.
Encontramos um casal de motociclistas de Santa Fé na Argentina, estão vindo de Ushuaia, parabéns para eles.



Tentamos mastigar folha de coca para a altitude, mas não conseguimos encarar, o recurso foi comprar medicamento para “la puma”, que funcionou perfeitamente.
Com o anoitecer o frio foi se apresentando, em menos de uma hora a temperatura baixou de 15 graus para menos de 10 graus antes das 20:00hs.
No início da noite jantamos no próprio hotel uma comida péssima, e fomos dormir cedo pois o cansaço era grande.
Durante a madrugada o frio apertou bastante e chegou próximo a zero graus.

Nenhum comentário: