sábado, 22 de dezembro de 2012

Relato da Expedição Pasos Agua Negra e San Francisco - 8º dia:

Chilecito é uma pequena cidade ao pé da cordilheira, chove muito pouco apenas nos meses de dezembro e janeiro, o restante do ano é sem chuva, existe uma montanha alta próximo que tem gelo eterno e de lá sai a agua para o resto do ano, pois por incrível que pareça fazia quase um ano que não chovia, e as 4 hs. da madrugada acordei com a janela batendo e uma tormenta iniciando, chove pouco, algo como 30 minutos, mas já sentou a poeira... Acordei cansado, mas tinha que fazer o dia render, levantamos, tomei banho para acordar, um café bem ralo foi servido e partimos, saímos pela ruta 40, destino Mendoza, abastecemos na saída da cidade e seguimos, sábado bonito, com temperatura agradável, estrada sinuosa, asfalto em quase todo o caminho, com excessão de um trecho de 15/20 km. de chão batido e estrada com 4/5 metros de largura, a parte mais bonita, realmente a ruta 40 é linda... Seguimos devagar, tirando fotos, e ao meio dia chegamos novamente em Jachal, abastecemos e comemos algo, e ai o atendente da lancheria do posto me pergunta se estávamos fazendo parte do encontro de motos, respondi que não, pergunte onde era, era na praça, terminamos de comer e fomos para lá, quando chegamos foi uma chegada de pop star, fotos, atenção total me nós, imagina totalmente empoeirados, com as motos carregada, placa brasileira, fizemos sucesso, até filmagem fizeram de nós, veio o principal organizador e perguntou se queríamos acompanhalos por uma volta por algumas estrada, respondi que não pois teríamos que ir a Mendoza e depois voltar ao Brasil, nos ofereceram comida e hospedagem para ficarmos até domingo, mas não deu, acompanhamos por algumas quadras e seguimos nosso caminho, até Mendoza são pouco mais de 350 km. e saímos já era quase 13:30 hs., seguimos pelo mesmo caminho que viemos a 5 dias atrás, e chegamos a San Juan em menos de 2 horas, o calor era grande, abastecemos, tomamos bastante liquido e seguimos pela mesma ruta 40, andamos algo como 60 km e paramos em baixo de uma arvore, estava muito calor, tomamos agua e descansamos um pouco, seguimos e logo chegamos em Mendoza, entramos na cidade com calma e logo me localizei e encontrei o mesmo hotel de anos anteriores, hotel milena, 250 pesos argentinos para dois, bem localizado e comodo, baixamos a bagagem, tomamos banho e fomos procurar um pneu traseiro para minha moto, a cidade em um final de tarde de sábado estava vazia, poucos comércios abertos, mas pergunta pra um, pergunta pra outro e achamos o pneu, enquanto eu me envolvia com a compra e colocação o Bonotto foi comer algo, quando me liberei rapidamente encontrei ele, fiz um lanche também, e já anoitecendo voltamos ao hotel, descasamos um pouco, os dias acumulados de viagem estão começando a pesar... Saímos umas 22 hs. para jantar, nos indicaram uma avenida de muitos restaurantes, av. villanueva aristides, fomos a pé pra lá, muito movimento, quase não comi, tomamos duas cervejas e voltamos ao hotel para dormir.