quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Relato da Expedição Pasos Agua Negra e San Francisco - 9º dia

Acordamos quase 8 hs. da manha, praticamente tive que arrastar o Bonotto da cama, deixei tudo no hotel, pois vamos até os caracois e voltamos para dormir no mesmo hotel, assistimos o fim do jogo do Corinthians enquanto tomávamos café, saimos pouco depois das 9 hs. com destino a Uspalatta, pegamos o caminho por Villavicenzo, estrada linda, Villavicenzo é uma reserva natural, pouco movimento, visual lindo, subida, chão batido, lhamas, muito legal, fica a dica a quem estiver na região esse passeio é imperdível, subimos a 3 mil mts. de altitude e o visual é magnifico, as montanhas nevadas, show, fomos indo e logo chegamos a Uspalatta, ja era quase meio dia, demoramos muito para vencer os pouco mais de 100 km. mas tiramos muitas fotos... ao chegar em Uspalatta fomos direto abastecer, quando paramos e tirei o capacete aparece o Araquem, antigo parceiro de Capão da Canoa e que mora atualmente em Santa Maria, que coincidencia, nos cumprimentamos, ele estava com a esposa, e estavam indo para o agua negra e depois para o atacama, em uma transalp muito carregada, conversa vai e conversa vem, convidei ele a irem até os caracois juntamente conosco, depois de um tempo em que insistimos um pouco eles toparam, e saímos juntos rumo ao chile novamente, nos primeiros km. muito vento contra, terrível, uns 20 km. que pareceram 100 km., mas logo foi melhorando, essa parte da cordilheira é muito bonita também, entre Uspalatta e Los Andes existe muitas atrações, mas fomos direto a aduana, fizemos o tramite, rigoroso e demorado, e fomos as caracóis, descemos devagar e subimos devagar, só via a felicidade do Araquem e da Juliana com aquelas curvas em sequência, na sequência subimos ao cristo, subida ingrime, estrada muito ruim, eu com a moto sem bagagem subi curtindo, sem presa alguma, eles na frente, o Bonoto com suas caixas de alumínio que pesam muito, e o Araquem com toda a bagagem, la encima o visual é muito lindo, olhar as montanhas de baixo pra cima é legal mas olhar lá de cima é inesquecível, estava frio, um vento cortante, a Juliana tremia, ficamos rindo dela, fotos e mais fotos e começamos a descer, descer é mais bonito, esse lugar é 10, vale o passeio, muitos passam na ruta 7 e nem sabem que se pode subir e passam batidos, descemos, e seguimos, paramos para algumas fotos na ponte del inca, e seguimos em frente, fizemos a aduana desta vez rápida, percorremos o mesmo caminho da ida, paramos em Uspalatta, abastecemos e seguimos em direção a Mendoza, transito intenso, muito movimento e fomos acompanhando o transito, chegamos ao entardecer em Mendoza, o cansaço me acompanha, fomos ao hotel, o Araquem e a Juliana ficaram ali conosco, banho tomado e uma descançada e fomos jantar, saímos com as motos e fomos a mesma rua de ontem, estacionamos as motos no meio fio e pegamos uma mesa de calçada, comemos bem, pagamos caro, mas valeu, tomamos umas stela artoir, voltamos ao hotel e fomos dormir passado da meia noite, amanha o Araquem segue para o agua negra e nós voltaremos para casa.