quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Viagem Uruguay, Argentina e Chile - A Jornada - Dia 22 de Abril - décimo sexto dia

Acordamos e saímos do hotel antes das 8 hs. e fomos tratar de cambiar algum dinheiro para seguirmos até Taquarembó, enquanto aguardávamos abrir a casa de cambio, conversei com o Rodrigo sobre a minha pretensão de ir diretamente para casa nesse dia, estávamos a mais ou menos 1.100 km de minha cidade, a saudade era muito grande, o lógico diria que deveria acompanhar o Rodrigo até Pelotas e no outro dia ir para casa, más... saímos de Paysandú por volta de 8:45 hs. passamos por Taquarembó e as 12:30 hs. estávamos saindo oficialmente do Uruguay, em Rivera fizemos o tramite aduaneiro, e pisamos depois de 15 dias e muitos quilômetros em solo Brasileiro, em Santana do Livramento fomos almoçar com o nosso amigo Kojac e depois fomos até o centro, onde comprei nos Free-shop algumas lembrancinhas para os meus familiares, saímos de Santana do Livramento as 15:30 hs. e fomos juntos até o trevo que dá acesso a cidade de Bagé, ali paramos e nos despedimos, agradeci a meu amigo Rodrigo por tudo que tínhamos passado juntos, pela atenção que ele havia me dado e pelas vezes que me ajudou, sem dúvida sem ele não teria completado com êxito essa viagem.... O Rodrigo seguiu para Bagé e depois Pelotas aonde chegou as 19 hs., eu arranquei minha moto e comecei a fazer cálculos de que horas chegaria em casa, calculei mais ou menos quantas paradas faria, já que estava sem velocímetro e tinha que calcular a velocidade aleatoriamente, segui o caminho para Santiago do Sul, onde passei e fiz a primeira parada e São Gabriel, ali abasteci e por incrível que pareça a media de combustível aumentou consideravelmente, chegando a 15 km/l., tomei uma água mineral e liguei para minha esposa Cristiane e avisei que estava a caminho, que por volte 22 hs. estaria em casa, sai dali com muitas dores nas costas, acho que o cansaço misturado com a ansiedade e a saudade me deixou assim, logo começou a anoitecer e andei mais uns quilômetros, a idéia inicial era parar próximo a Pântano Grande, más as dores nas costas ficaram cada vez piores e ai parei em um posto de combustível para espichar o corpo, segui viagem e de certo ponto em diante resolvi andar no ritmo do transito, afinal você viaja por três paises, anda quase 8.500 km, passa por sustos incríveis, e ai quando vai chegar em casa vai correr riscos? Andei muitos quilômetros a 70/80 km/h atrás de caminhões e carros a baixa velocidade, quando cheguei em Eldorado do Sul abasteci a moto novamente e novamente a média de consumo da moto subiu, apartir dali resolvi andar atrás de um caminhão numa velocidade de 100 km/h mais ou menos, e foi o que fiz, parei novamente no Posto Grall na Free-Way, e segui firme para as 23:15 hs. da noite do dia 22 de Abril de 2008, chegar inteiro em casa, abracei minha esposa e acordei minha filha a beijos, a saudade era enorme e o cansaço descomunal....

2 comentários:

Unknown disse...

Vou aqui fazer um comentário em duas partes. Uma delas direcionada a meu amigo Rogério, a outra endereçada à todos os visitantes deste blog.
Rogério, obrigado! Tenho muito a te agradecer. Acho que em primeiro lugar, pela pessoa que você é: um companheiro fantástico, que muito me ajudou durante esta grande viagem, me dando ótimos conselhos e sendo um VERDADEIRO parceiro de aventura. Também tenho que agradecer por postar esse relato, pois afinal de contas, eu fui o chato que anotava tudo e todas noites fazia uma "redação" num diário de viagem e até hoje não postei nada, em lugar nenhum. Uma tremenda vergonha! Teu relato me reportou a Cordilheira, e os olhos mais uma vez lacrimejaram. Rogério, saibas que te considero um irmão. Tens uma família maravilhosa e que me acolheu em seu lar, por diversos dias, diga-se de passagem. Te admiro muito, és um profissional invejável, um pai de família exemplar...

Visitantes: Caso conhecem o Rogério, sabem que tudo que "falei" acima não é por acaso. Caso não tiveram o prazer de conversar com esse cara (O CARA), não percam tempo! Tratem de fazer contato e trocar umas idéias com ele. O Rogério é hoje, uma das únicas pessoas com quem eu toparia fazer outra longa viagem de moto. Hoje tenho certeza que esse tipo de aventura deve ser acompanhada somente por "irmãos". Pessoas com quem se pode confiar plenamente e que certamente irão apoiar em momentos difíceis (que não são poucos).
Gente, acho que é isso que tenho a dizer. Meu comentário já está quase maior que o relato do Rogério.
Abraços ao Rogério, Cris e Nay.

Rodrigo Nunes, Pelotas-RS

Unknown disse...

Prezados amigos,bom dia!
Devo fazer um roteiro semelhante ao de voces agora em Outubro/Novembro.Li o relato e pesquei algumas infos interessantes e dicas de lugares a conhecer.
Boas sorte nas proximas viagens,e quem sabe a gente se esbarra por alguma carretera!
Abraços de um viajante solitario.
Antonio Martins
algarveuberlandia@yahoo.com.br