quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Viagem Uruguay, Argentina e Chile - A Jornada - Dia 19 de Abril - décimo terceiro dia

Acordamos umas 7:30 hs., pagamos a hospedagem e fomos dar uma última olhada em Bariloche, logo estávamos seguindo para San Martin de Los Andes, escolhemos o caminho mais bonito, e para começar voltamos pelo caminho que leva a fronteira com o Chile até Villa La Agostura, aonde chegamos e fomos abastecer por volta de umas 10 hs., no posto de gasolina havia dois motociclistas de Neuquem com duas Super Teneré 750, conversamos com os caras e tomamos um café, eles seguiram para o Chile e nós nos despedimos deles e seguimos por uma via que está sendo asfaltada aos poucos, esse caminho liga Villa La Agostura a San Martin de Los Andes e é onde estão localizados os sete lagos andinos Argentinos, passamos por uns cinco dos sete, e o que mais me chamou a atenção foi o Lago Hermoso, lugar mais que lindo, localizado em um lugar de difícil acesso com um caminho estreito e escondido, e o lago no meio das montanhas e límpido que parecia um espelho, ficamos alguns minutos ali e seguimos viagem, por volta das 14 hs. chegamos a San Martin de Los Andes, na chegada um visual lindíssimo, a estrada serpenteando as montanhas, um lago lindíssimo com um barco a vapor lentamente seguindo seu destino, e ao fundo a cidade, chegamos e fomos almoçar, demorou um pouco e quando saímos já eram mais de 15 hs., seguimos rumo a Junin de Los Andes, que fica a 50 km. de distancia, chegando lá já estávamos no deserto, ali abastecemos e seguimos viagem, asfalto e deserto, com os quilômetros a paisagem cada vez ficava mais seca, ao lado esquerdo ao longe um Vulcão na cordilheira, impressionante e imponente, seguimos e passamos por lugares com paisagens lindas, na chegada a Zapala, a uns 10 km. da cidade fiquei sem gasolina e impressionantemente a média ficou em 12 km/litros, tiramos um pouco de gasolina da moto do Rodrigo com muita dificuldade e andei mais uns quilômetros, enquanto o Rodrigo ia buscar gasolina na cidade, deitei a moto e consegui andar mais uns quilômetros, o Rodrigo trouxe meio litro de gasolina e fui até o posto mais próximo, ali peguei uma garrafa de 2 litros vazia e coloquei gasolina e amarrei na mochila, pensei daqui pra frente não sou mais pego desprevenido. Essa situação de a moto fazer médias muito baixas me incomodou muito, ainda mais que a moto do Rodrigo fazia sempre 20 a 30 % a mais de quilometragem com o mesmo combustível, nem falo da questão financeira mas do fato da insegurança em tocar a viagem, mas as vezes agente tem que levar na cabeça para aprender, com certeza minhas próximas revisões antes de viagem como esta não serão feitas sem o meu acompanhamento e os abastecimentos serão em postos de combustíveis com bandeiras mais confiáveis... Bom moto abastecida, mais 2,5 litros de combustível na bagagem, e perguntamos a quantos quilômetros estava a cidade mais próxima, o pessoal do posto de gasolina nos falou que Cutral-Co ficava a uns 100 km e Neuquem a uns 200 km, partimos, no caminho passamos já no inicio do anoitecer por poços de petróleo na beira da estrada e também por campos de retirada de gás natural, tudo no meio do deserto, com o escuro da noite levamos um susto na estrada percebemos que um carro nos acompanhava e se nós diminuíssemos a velocidade esse carro também diminuía, por uns 20 km. esse carro nos acompanhou, até que em um trevo esse carro seguiu em frente e nós acompanhamos alguns caminhões que seguiam, tocamos até Neuquem e por volta de umas 21 hs. entramos nessa cidade linda e moderna no meio do deserto, impressionante o tamanho e o modernismo de Neuquem, fomos até o centro e ali passamos um pouco de trabalho para conseguir um hotel, a cidade estava cheia, e muito movimento nas ruas, encontramos um hotel barato bem no centro, estávamos muito cansados, afinal depois de vários dias viajando com frio, viajamos a tarde inteira no calor do deserto, banho tomado e fomos comer algo, fomos dormir depois da meia noite...